5 razões para ter orgulho de viver em Imbituba (ou quem sabe visitar?) – Cerveja Imbé
Notice: Undefined variable: tags_name in /srv/app14.c2c3da20.configr.cloud/www/wp-content/themes/page-builder-framework-child/functions.php on line 64

Blog da Imbé

5 razões para ter orgulho de viver em Imbituba

5 razões para ter orgulho de viver em Imbituba (ou quem sabe visitar?)

Podemos dizer, sem pensar duas vezes, que vivemos num “paraíso”. O nome da nossa cidade carrega um significado muito importante para nós. “Imbituba” vem de Imbé, um cipó que tem em abundância por aqui e que foi usado na produção de cordas, que eram usadas por pescadores e agricultores, os quais foram e são muito importantes para a cidade. Nós, Imbitubenses, somos cercados de belezas naturais, como trilhas magníficas, praias paradisíacas e verde para todo canto que você olha. Sem falar nos nossos pontos culturais e históricos que são belíssimos e divide cultura e aprendizagem com quem nos visita. A Cervejaria Imbé foi pensada com o propósito de fortalecer a cultura Imbitubense, nossas belezas naturais e nossa história – não é à toa que usamos ingredientes regionais em nossas cervejas Por isso, trouxemos 5 razões para que tenhamos “todos” orgulho de viver ou passar férias em Imbituba.

As praias paradisíacas

Temos 10 praias, todas muito bonitas e que chamam a atenção no verão. Compartilhamos nessa postagem 3 das nossas 10 praias.

Praia D’água

Por ser cercada de correntes de águas que escorrem do morro, a praia recebeu o nome “Praia D’Água”. É uma das praias que mais foi preservada em nossa cidade e para chegar até ela, é preciso fazer uma trilha que, como já falamos, é magnífica: durante o caminho, temos a vista do Farol que faz a divisão entre a Praia D’Água e a Praia do Porto e do nosso Porto. Suas ondas podem chegar até 5 pés e, por conta disso, é um ponto de encontro de surfistas. A Praia D’Água tem um poço natural de água doce conhecido como “pocinho”, que abastece as garrafinhas de água de quem por lá passa.

Fonte: Prefeitura de Imbituba

Praia do Rosa

Uma das baías mais lindas do mundo é a Praia do Rosa. Se você não mora em Imbituba, já pode muito ter ouvido falar da nossa Praia do Rosa. Cercada dos morros, fazendo o contraste entre o azul e verde, tornando tudo ainda mais belo. As trilhas são diversas e únicas e as águas são perfeitas para quem quer praticar todo tipo de esporte, indo do surfe à pesca. Se você não gosta das ondas do mar, a Praia do Rosa tem lagoas com água salgada, perfeitas para quem está com a família. Não bastasse essa praia linda, ainda temos uma culinária típica do Rosa feita com frutos do mar.

Foto por Rafael Simões de Castro – Own work, CC BY-SA 3.0

Praia de Ibiraquera

Famosa por ser considerada a melhor praia do Brasil para praticar Stand Up Paddle, kitesurfe e windsurfe, a Praia de Ibiraquera tem de tudo: dunas, lagoas, rios e ilhas e, assim como a Praia do Rosa, também é um ponto importante de gastronomia. Ibira também é palco da competição de vale wave latino-americana – Ibiraquera Wave Contest – esperadíssima por quem pratica windsurfe e kitesurfe. Além disso, conseguimos contemplar um belo fenômeno natural: o encontro de águas doces da Lagoa da Ibiraquera com as águas salgadas da Praia.

Fonte: Prefeitura de Imbituba

Pontos Históricos

Assim como as praias, os nossos pontos históricos também são incríveis e motivos de orgulhos para nós, imbitubenses. Eles mostram a nossa trajetória e a nossa cultura para todos que quiserem conhecer. Confira alguns deles:

Casa Açoriana Freguesia Sant’Anna de Villa Nova

Inaugurada por Ronaldo Augusto Pires – Roni – em 2018, a Casa Açoriana Freguesia Sant’Anna de Villa Nova tem como objetivo deixar a cultura açoriana registrada no presente e na nossa memória, já que fomos colonizados pelos açorianos e a nossa cultura atual é muito vinculada a eles. Além disso, a Casa também pode ser feita de palco para oficinas de artesanato ou gastronomia, palestras, entre outros. Roni pesquisa sobre a cultura Açoriana há mais de 10 anos e, desde então, desejava que toda essa cultura tivesse um espaço. A estrutura da Casa tem características marcantes da época, desde arquitetura até objetos, no entanto, é importante lembrar que, para visitar a Casa Açoriana Freguesia Sant’Anna de Villa Nova e se deslumbrar com ela, devemos agendar um horário.

Fonte: Prefeitura de Imbituba

Monumento Anita Garibaldi – Heroína de Dois Mundos

Produzido a partir de um projeto internacional chamado “Uma Rosa para Anita”, o Monumento Anita Garibaldi, com certeza, carrega um significado importante para a nossa cidade, afinal, foi na Praia do Porto, no dia 4 de novembro de 1873, que Anita Garibaldi realizou a sua primeira batalha, a qual é considerada o seu “Batismo de Fogo”. Anita fez a pontaria do canhão nessa batalha e, também, foi para a primeira linha dos atiradores, com um fuzil. Não bastasse isso, cruzou a zona de combate doze vezes, carregando as munições e os feridos num bote. O Monumento Anita Garibaldi, além de ser belíssimo, assinado pelo artista Jean Cristiano Rodrigues, tem uma vista maravilhosa da Praia do Porto e do Porto de Imbituba. Vale muito a visita!

Fonte: Prefeitura de Imbituba

Além desses pontos históricos e culturais, temos outros que são também de igual importância, como o Museu Usina e o Instituto Australis, os quais já mencionamos aqui no nosso blog com vários detalhes e informações. Ou seja, há ainda mais outras 2 razões para você sentir orgulho de Imbituba!

Comente aqui pra gente uma parte da sua história em Imbituba e, também, uma razão pela qual você tem orgulho de ser imbitubense, nós vamos adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Novidades, informações e história.