A Baleia Franca é muito importante para a nossa cidade e não é à toa que Imbituba tem como título “Capital Nacional da Baleia Franca”.
Podendo atingir até mais de 17 metros, esses cetáceos são conhecidos por serem lentos e tranquilos, por isso o nome “Baleia Franca” ou “Right Whale” em inglês, já que, por conta da sua lentidão, era a mais “certa” para a caça.

As Baleias Francas visitam o litoral sul do Brasil nos meses de julho a novembro. Aqui, elas se reproduzem e tem os filhotes. Os filhotes podem nascer com até 5 metros de comprimento e com um peso entre 4 e 5 toneladas. Além disso, eles ganham cerca de 50kg por dia, por conta do leite gorduroso fornecido pela mãe.
O Instituto Australis é importantíssimo para a proteção desses cetáceos. Foram eles que garantiram a Área de Proteção Ambiental (APA) para as Baleias Francas. A APA da Baleia Franca foi criada no dia 14 de setembro de 2000 e teve novas regras incluídas em 2006, pelo IBAMA, para que, dessa forma, fosse possível controlar a observação das baleias por turistas e, assim, garantir que as fêmeas e seus filhotes não fossem perturbados por embarcações.

Para homenagear as Baleias-Francas, a Cervejaria Imbé produziu a cerveja tipo American Pale Ale, uma puro malte, que é a nossa Cerveja APA!
Com rótulo azul da cor mar de Itapirubá e uma menção ao trabalho incrível que o Instituto Australis realiza, “De uma Apa para outra”, foi a maneira que encontramos para homenagear esse lindo trabalho de preservação, bem como valorizar esses lindos animais que nos visitam todo ano e precisam continuar sendo preservados e cuidados.

Dica 1: Visite o Instituto Australis
Dica 2: Visite Imbituba na época de reprodução das baleias francas.
Dica 3: Experimente a Cerveja Artesanal Imbé “Apa”.
Fonte:
Instituto Australis: http://baleiafranca.org.br