Butiá: da nossa terra para a cerveja Imbé – Cerveja Imbé
Notice: Undefined variable: tags_name in /srv/app14.c2c3da20.configr.cloud/www/wp-content/themes/page-builder-framework-child/functions.php on line 64

Blog da Imbé

Butiá: da nossa terra para a cerveja Imbé

Qual imbitubense não colheu butiá nos Areais da Ribanceira, não é mesmo? Ou, pelo menos, apreciou a fruta colhida por familiares? Hoje, falaremos um pouco sobre essa fruta tão nostálgica para nós.

Predominantemente no solo catarinense, o butiazeiro é uma palmeira endêmica, do litoral e é encontrada na região Sul do Brasil, entre Garuva/SC e Ósorio/RS. Por estar mais presente em Santa Catarina, a planta tem no nome a palavra “catarinensis

Essa planta pode crescer tanto nos litorais, quanto em áreas mais afastadas do mar, como dunas e restingas. Em meio aos butiazais, a flora e fauna tornam-se bastante diversificadas, com animais que se alimentam de butiás e ajudam a espalhar ainda mais essa planta que nos dá frutos deliciosos.

Infelizmente, a partir do ano de 1970, muitas áreas de butiazais foram destruídas, quando houve o boom de urbanização e ocupação na região litoral, onde se encontravam parte das plantações. Tanto que, hoje, os butiazeiros estão entre as espécies de flora em risco de extinção. Para ajudar a manter viva a plantação de butiazeiros, a cidade de Laguna, através da Lei Nº1121/2005, proibiu o corte e a queimada, sob pena de multa.

Os usos dos butiazeiros são muito versáteis. Além dos frutos serem consumíveis, a palha das folhas também pode ser usada para artesanato. Em 1950, antes do período da industrialização, as folhas já eram usadas na produção de chapéus e sua crina vegetal, para encher colchões.

O artesanato com palha de folha de butiazeiro pode ser visto como um bem cultural imaterial de Imbituba, pois, há mais de um século, esse conhecimento é passado de geração para geração e, hoje, poucas pessoas sabem como fazer artesanato com esse material. Para aumentar a visibilidade desse artesanato, aqui, em Imbituba, o Projeto Costa Butiá foi essencial.

Por conta de toda essa história, a Cervejaria Imbé tem orgulho de poder fazer uso de um fruto tão único da nossa terra. Além de ter o nome “catarinensis” no nome, sabemos o quanto é nostálgico para um catarinense ou, até mesmo, um imbitubense apreciar o butiá. Por isso, temos a cerveja Blond Ale com Butiá, que carrega toda essa história em seu sabor.

Fonte:

http://www.portodeimbituba.com.br/downloads/ambiental/Cartilha_Costa_Butia.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Assine nossa Newsletter

Novidades, informações e história.