Está aí uma comidinha de boteco que sempre é bem aceita. Principalmente no final da noite, depois de a gente beber todas, um caldinho de feijão é uma comidinha reconfortante e bem-vinda.
Essa é a hora para abrir aquela cerveja artesanal que você guardou para uma ocasião especial. Minha sugestão é a Witbier com Mandioca que tem tudo a ver com esse prato.
Você pode fazer durante a semana e congelar, ou mesmo deixar na geladeira, dura muitos dias.
Ingredientes
250 gramas de feijão preto
3 folhas de louro
1 linguiça calabresa
4 dentes de alho amassados
1/2 copo de cachaça
3 litros de água
Sal e pimenta-do-reino à gosto
Cebolinhas verdes picadas
Modo de fazer
Deixe o feijão de molho de um dia para o outro.
Escorra a água do molho e cozinhe na água , o sal, as folhas de louro e a linguiça, até que fiquem bem cozidos.
À parte, frite o alho e a cebola e despeje sobre o feijão cozido.
Retire a linguiça e as folhas de louro e passe o restante no liquidificador. Despeje esse caldo de volta na panela, as folhas de louro novamente.
Junte a pimenta e a cachaça.
Corrija o sal e deixe cozinhar por mais uns dez minutos.
Pique a calabresa em pedacinhos bem pequenos.
Sirva o caldo em copinhos e sobre eles um pouco da calabresa e as cebolinhas picadas.

Witbier com Mandioca
A Cerveja Imbé com Mandioca é uma Cerveja Extra Clara Tipo Witbier com Mandioca de 600ml, moderadamente doce com aroma suave de trigo e de mandioca. O lúpulo deixa um sabor pouco condimentado e baixo amargor, não interferindo com os sabores refrescantes da laranja e do coentro.
Forte cremosidade do trigo não maltado, da aveia e da mandioca. Intensa carbonatação, apresenta uma sensação de efervescência deixando o final refrescante e ausência de amargor.
Tem coloração de palha pálido e dourado claro, grande turbidez proveniente das leveduras que fornecem aparência amarelo-clara. Colarinho denso e branco, com boa persistência.