Eu não sei como foi sua experiência com cerveja até aqui, mas uma coisa eu garanto, se me acompanhar sua perspectiva sobre a bebida vai mudar.
Cerveja é o resultado de uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais como por exemplo, cevada malteada, trigo, arroz, milho. Após a colheita do cereal (ex: cevada), ela passa por um processo de malteação se transformando em cevada malteada ou malte de cevada e é esse o grão mais utilizado para se fazer cerveja.
Já dentro das cervejarias esse o malte de cevada é cozido a uma determinada temperatura para liberar amigo de dentro do grão, formando um líquido extremamente açucarado chamado de “mosto”. Claro que o processo para se fazer o mosto não é assim tão simples, existe uma série de ações durante o processo, que se não forem cumpridas categoricamente, você cria qualquer coisa menos cerveja. Alias, apesar de parecer fácil, o processo de produção da cerveja é algo que tem tudo para dar errado – mas quando os processos são “bons” e o cervejeiro “experiente” controlando e medindo os riscos, aí você tem chance de fazer uma boa cerveja. Uma vez que esse mosto foi finalizado, ele é transferido para um recipiente onde vai acontecer a “fermentação” que é que a transformação do açúcar presente no mosto em álcool e CO2 (Dióxido de Carbono).

Sabe aquele gás que é liberado quando abrimos uma garrafa/latinha de cerveja? Esse gás é o gás carbônico e sua presença indica que houve fermentação, ou seja, houve uma reação química que é necessária para preservar as características da bebida aos sentidos humanos como a cor, o cheiro, o sabor e a textura.
Se você achava que o álcool era adicionado a cerveja, o processo é ainda mais brilhante, pois os álcoois surgem na fermentação, e em diferentes volumes, conforme o estilo da cerveja produzida e o processo de fabricação.
Como eu disse, parece simples fazer cerveja, mas é uma atividade extremamente detalhista que requer estudo, conhecimento e habilidade. Quanto maior a experiência do mestre cervejeiro, melhor tende a ficar a cerveja produzida. E você, já fez cerveja em casa?
Se você é um entusiasta do negócio, vou te deixar um vídeo abaixo para ver como acontece a mistura de uma cerveja. E qualquer dúvida estamos à disposição.