Santos relacionadas a cerveja – Cerveja Imbé
Notice: Undefined variable: tags_name in /srv/app14.c2c3da20.configr.cloud/www/wp-content/themes/page-builder-framework-child/functions.php on line 64

Blog da Imbé

Santos relacionadas a cerveja

Você pode não conhecer os santos da Igreja Católica que têm uma relação com a Cerveja, mas deve ter ouvido falar sobre Patrick’s Day

Patrick’s Day é uma festa da cultura da Irlanda que se expandiu para vários países do mundo a partir da imigração irlandesa. Ela acontece no dia 17 de março, data em que se lembra o aniversário de morte de São Patrício, o padroeiro do país europeu. Atualmente, esse é o maior e mais festejado feriado da Irlanda. Atualmente, o Dia de São Patrício é celebrado com desfiles e festas nas ruas, como se fosse um grande carnaval para os irlandeses. Os tradicionais irish pubs (bares irlandeses) ficam lotados com pessoas fantasiadas ou usando a cor verde, bebendo muita cerveja e se divertindo.

Agora vamos conhecer quais são os Santos Católicos, que, com todo respeito, gostavam de tomar uma!

Fazer cerveja é uma arte milenar. Há, inclusive, estudiosos que dizem que Jesus Cristo não transformou água em vinho e sim em cerveja. Mas isso é uma ideia que não vou me aprofundar no momento.

Vamos conhecer os Santos que tiveram relação com o cultivo da cevada, do lúpulo e da cerveja.

Santo Agostinho (351-430) – É considerado oficialmente pela igreja católica o padroeiro dos cervejeiros.

Data de celebração 28 de agosto.

Santo Adriano  – Não há registro de seu nascimento. Foi um soldado Romano que morreu no ano de 303 mártir da perseguição romana aos cristãos. Seus feitos em relação à cerveja são desconhecidos mas ele é considerado o patrono da cerveja na Áustria.

Data de celebração 8 de setembro.

Santo Arnaldo ou Arnoud de Soissons ou Arnulf de Oudenaarde (1040-1087) –   Patrono dos colhedores de lúpulo. Foi adotado por camponeses da região na qual ele pregava, Brabant (Bélgica), maior produtora de lúpulo naquela época. A ele é creditado o milagre enquanto servia ao exército Belga, de ter conseguidos cerveja para as tropas ao rezar e apelar a Deus. Ficou famoso por curar doentes de uma praga fazendo-os beber cerveja de um tanque no qual havia mergulhado seu crucifixo.

Data de celebração 15 de agosto.

Santo Arnulf de Metz (580-640) – Patrono dos cervejeiros, nasceu na Áustria mas ficou famoso Metz na França. A ele é creditado o milagre de não deixar esvaziar uma caneca de cerveja que foi servida aos seus seguidores que transportavam seu corpo para ser enterrado em Champigneulles, na Bélgica.

Data de celebração 18 de julho.

São Wenceslau (907-929) – Santo padroeiro da região da boêmia dos cervejeiros.

Data de celebração 28 de setembro.

São Columbano – Sua importância para a igreja católica como disseminador da doutrina cristã se deve ao seu trabalho  de peregrinação pela Europa fundando mosteiros numa época decisiva para o cristianismo. Ganhou com isso a cultura cervejeira pois esses mosteiros foram os grandes incubadores das cervejarias modernas. Não há nenhuma data oficial de celebração em sua homenagem.

Gostou? Deixe seu comentário!

Fonte: Larousse da Cerveja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Notice: Undefined variable: c in /srv/app14.c2c3da20.configr.cloud/www/wp-content/themes/page-builder-framework-child/functions.php on line 334

Assine nossa Newsletter

Novidades, informações e história.